|a imagem contextualizada| 2024
O projeto WANG surge de uma reinterpretação de uma parte de um arquivo corporativo da Wang Laboratories, no caso específico deste fragmento do arquivo, exploro os retratos corporativos no segundo momento.
No primeiro momento, a criação da imagem passa por o seu autor, conceber o seu enquadramento e conceber uma decisão na qual a define de acordo com o seu olhar perante o mundo. O segundo momento, vem depois da imagem se materializar enquanto objeto. Após isso abre novas perspetivas sobre um segundo olhar do autor, dando assim lugar à edição fotográfica. E, por fim, o terceiro momento, sendo este a última etapa no processo; a exposição de uma imagem final ao publico fechando quaisquer outras possibilidades na escolha.
Posto isto, é possível ver a linguagem na qual o retratado se relaciona com a câmera, e de um certo modo poder-se-á considerar os seguintes detalhes; fundo, pose, expressão facial e indumentária. Este é um dos géneros de fotografia mais usado na história. Desde a sua invenção a fotografia veio substituir o retrato na pintura, trazendo para o contemporâneo este género, onde as redes sociais proporcionam uma propagação mais vasta deste tipo de imagem. Assim, é cada vez mais raro termos acesso a uma série de retratos onde vemos a escolha na qual prevalece para a memória, muitas das vezes sendo considerado o retrato escolhido que menos representa o retratado. Desta forma a escolha da imagem final perante as outras pode revelar diversas leituras, a qual depende muito do seu meio de divulgação e contexto.